Baixe o AplicativoBaixe o App

(43) 3274-8000Tel.

Catálogos

Compra Food ServiceCompras

HOME
INSTITUCIONAL
DISTRIBUIÇÃO
FOOD SERVICE
INDÚSTRIA
AGRO
BLOG
CONTATO

UM TERÇO DOS BARES E RESTAURANTES PRETENDE CONTRATAR PARA O FIM DE ANO

Blog


Garçons, atendentes, cumins e cozinheiros são as funções mais procuradas
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empreendedores acreditam que o faturamento será maior do que no mesmo período de 2024. O otimismo é sustentado por um cenário de desemprego em baixa, maior renda disponível e o tradicional aumento de movimento em bares e restaurantes no fim de ano.
O crescimento da demanda também reflete nas contratações. Segundo a pesquisa, 32% dos empresários afirmam que pretendem ampliar o quadro de funcionários para atender o público no período de festas. O principal motivo das contratações é o aumento do movimento (78%), seguido da reorganização administrativa das empresas (28%) e da renovação das equipes (19%).
Entre os cargos mais procurados pelos estabelecimentos estão os auxiliares de cozinha, mencionados por 70% dos entrevistados. Em seguida vêm os garçons (54%), atendentes e cumins (48%) e cozinheiros (42%). Esses números refletem a necessidade de reforçar a linha de frente e as operações internas para acompanhar o crescimento da clientela.
Apesar da intenção de contratar, as empresas ainda encontram desafios. Para 88% dos empresários, o processo é considerado difícil ou muito difícil, principalmente para funções que exigem maior especialização. Profissionais como sushiman e churrasqueiro estão entre os mais escassos (67%), seguidos por chefes de cozinha (60%) e gerentes (51%).
Ainda segundo o estudo, “com a alta concorrência por mão de obra, muitas empresas estão adotando estratégias para atrair e manter seus funcionários: premiações por desempenho são a principal ação relatada (41%), enquanto 20% dos empreendedores dizem investir em cursos e treinamentos. Outros 19% afirmam flexibilizar horários de trabalho ou aumentar salários para garantir equipes preparadas durante o período mais movimentado do ano.”
Outra pesquisa também da Abrasel mostrou que 92% dos empresários do ramo contratam pessoas sem experiência anterior, sendo a maioria jovens entre 18 e 24 anos.
Setor tem menor índice no vermelho em cinco anos
Ainda segundo a Abrasel, apenas 16% dos estabelecimentos fecharam o mês com prejuízo, enquanto 43% tiveram lucro e outros 40% mantiveram suas receitas estáveis, um sinal de recuperação que não se via há anos.
Mesmo com a inflação acumulada de 5,13% nos últimos 12 meses, 36% dos empresários conseguiram reajustar seus preços de acordo com o índice, cinco pontos percentuais
acima do resultado de 2024. O cenário também mostra alívio nas dívidas. Hoje, 64% das empresas estão sem pendências financeiras, e entre as que ainda enfrentam atrasos, os maiores gargalos seguem sendo impostos federais (71%), estaduais (48%) e empréstimos bancários (35%).

FONTE: 30/10/2025 – MONITORMERCANTIL

Tag(s):

 

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok