Baixe o AplicativoBaixe o App

(43) 3274-8000Tel.

Catálogos

Compra Food ServiceCompras

HOME
INSTITUCIONAL
DISTRIBUIÇÃO
FOOD SERVICE
INDÚSTRIA
AGRO
BLOG
CONTATO

PREÇOS DOS ALIMENTOS NO MUNDO SOBEM PELA 1ª VEZ EM 7 MESES

Blog


Os preços globais dos alimentos subiram pela primeira vez em sete meses em março, informou nesta sexta-feira a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com um forte aumento nos preços do óleo vegetal.
A FAO disse que o seu Índice Amplo de Preços dos Alimentos subiu 1,1% em março, em comparação com o mês anterior. Foi o primeiro aumento no índice desde julho passado. Apesar da alta no mês, o indicador ainda está 7,7% abaixo do nível de março de 2023. Porém encontra-se bem acima dos níveis de 2015 a 2020.
Os preços dos óleos vegetais subiram 8% em relação a fevereiro. A FAO afirmou que os preços do óleo de palma foram empurrados para cima pela menor produção do Sudeste Asiático, enquanto os preços do óleo de soja subiram devido à maior procura do sector de biocombustíveis no Brasil e nos Estados Unidos. Os preços dos óleos de girassol e colza também subiram.
Os preços globais dos laticínios também subiram, mas em um ritmo menor, 2,9%, devido à forte procura de queijo e manteiga.
Enquanto isso, os preços do trigo subiram, mas o índice geral dos cereais caiu 2,6%, ficando 20% abaixo do nível do ano anterior. Carnes, com aumentos generalizados para aves, suínos e bovinos, tiveram alta de 1,7%.
A FAO afirmou que os fatores que levaram à descida dos preços dos grãos e cereais incluíram a diminuição da procura de trigo por parte da China e a forte produção da União Europeia, da Rússia e dos Estados Unidos. Os preços do arroz também estão mais baixos num contexto de enfraquecimento da procura, embora os preços do milho tenham subido devido a questões logísticas relacionadas com a situação na Ucrânia.
O subíndice do açúcar caiu 5,4%, ajudado pelas previsões de uma forte produção na Índia e na Tailândia.

FONTE: 05/04/2024 – MONITORMERCANTIL

Tag(s):

 

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok