
Carteiras digitais, modelo “Compre Agora, Pague Depois” e pagamentos invisíveis despontam como as principais tendências
Será que as pessoas imaginariam que um dia teríamos acesso a um meio de pagamento instantâneo como o Pix? E, com a chegada dele, o que vem por aí para aprimorar ainda mais a experiência dos brasileiros? Segundo o Global Payments Report 2025, produzido pela Worldpay, o próximo passo do consumidor brasileiro será guiado pelo crescimento acelerado das carteiras digitais, da modalidade Buy Now, Pay Later (BNPL) e dos chamados pagamentos invisíveis.
“Se os últimos anos foram marcados pela ascensão do Pix, agora são os pagamentos invisíveis que prometem chegar para ficar. O brasileiro é um apaixonado por novas tecnologias – e com o setor de pagamentos não seria diferente. Cada vez mais a experiência é o fator decisivo no momento da compra, e o check out precisa acompanhar esta evolução, oferecendo soluções mais ágeis, seguras, convenientes e de baixo custo, como espera o consumidor”, afirma Francisco Julian, vice-presidente de Negócios da Worldpay no Brasil.
Os pagamentos invisíveis acontecem em segundo plano, sem necessidade de interação direta do consumidor, e devem ganhar escala com o avanço da inteligência artificial, da biometria e das experiências omnichannel no varejo. Exemplos incluem aplicativos de transporte e delivery, além de lojas físicas com checkout automático.
O modelo BNPL (Compre Agora, Pague Depois) movimentava apenas US$ 2,3 bilhões em 2014, alcançou US$ 342 bilhões em 2024 e deve chegar a quase US$ 600 bilhões até 2030. No Brasil, a familiaridade com o parcelamento sem juros cria um ambiente favorável para o crescimento dessa modalidade, segundo o relatório.
“A jornada de compra vem se transformando rapidamente, ela deixou de ser apenas uma transação final e hoje é parte de um processo integrado, que deve ser contínuo e precisa atender aos mais diversos perfis de consumidores. Sendo assim, o varejo deve estar atento e buscar se adaptar a fim de manter o seu negócio sustentável e relevante no mercado”, finaliza.
Até 2030, os pagamentos digitais devem representar mais de 80% do valor gasto no e-commerce brasileiro. Hoje, as carteiras digitais já movimentam trilhões em compras no mundo e devem ultrapassar os US$ 28 trilhões globalmente até o fim da década. No Brasil, o avanço do celular como “carteira no bolso” acelera essa mudança de comportamento, especialmente entre os consumidores mais jovens.
FONTE: 17/10/2025 – MERCADOECONSUMO
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