Baixe o AplicativoBaixe o App

(43) 3274-8000Tel.

Catálogos

Compra Food ServiceCompras

HOME
INSTITUCIONAL
DISTRIBUIÇÃO
FOOD SERVICE
INDÚSTRIA
AGRO
BLOG
CONTATO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CENÁRIO GLOBAL DEVEM DOMINAR DEBATES DA NRF 2026

Blog


Live Next Now, realizada pela Gouvêa Experience na quinta-feira, 30/10, antecipou tendências do varejo mundial
A tecnologia está no centro da transformação do varejo, e a adoção da Inteligência Artificial (IA) é um dos motores dessas mudanças. De acordo com levantamento da KPMG, 33% das varejistas do setor de consumo já fazem uso da tecnologia, e esse total pode chegar a 85% nos próximos três anos.
Esse foi o tema da apresentação de Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting, durante a Live Next Now, realizada pela Gouvêa Experience nesta quinta-feira, 30, para antecipar alguns dos assuntos que serão debatidos na NRF Retail Big Show 2026.
“A gente viu a transformação do processo de amadurecimento da IA como algo que antes era muito uma prova de conceito (POC), passando a escalar e se transformar em uma questão real e ativa. Então, o que a gente observou no início deste ano foi a IA como foco de transformação, mas em um processo de escalada”, explica Antoniazzi.
De acordo com o executivo, 98% das empresas estão testando a IA, mas apenas 8% realmente conseguiram escalar a tecnologia. “Esse é um ponto que provavelmente será evidenciado na NRF 2026”, acrescenta.
Em 2025, em termos de tecnologia, a NRF apresentou as cinco maiores tendências que já estão transformando as operações:
 Digital Twin: simulações inteligentes de lojas e centros de distribuição para otimizar layout e operações em tempo real.
“E existem também gêmeos digitais voltados para treinamento. A gente viu, por exemplo, na Amazon, o pessoal realizando treinamentos e conseguindo capacitar um operário em apenas dois dias”, destaca.
 Visão computacional: câmeras inteligentes automatizam inventário, planogramas dinâmicos e prevenção de perdas.
“Já existem várias soluções associadas, baseadas em visão computacional com Inteligência Artificial, para exatamente automatizar processos tanto de inventário quanto de verificação de ruptura”, explica Antoniazzi.
 IA generativa: redução de tarefas em SAC, cadastro de produtos e treinamento com robotização avançada.
“Um ponto interessante, que hoje todo mundo comenta, mas que no início de 2025 ainda estava em fase de testes, é o uso da IA generativa para reduzir tarefas repetitivas”, conta.
 Agentes de IA: AWS, Google e Microsoft lançaram assistentes virtuais para operações e atendimentos.
“No Latam Retail Show deste ano, a gente promoveu um prêmio de startups, e a vencedora foi uma empresa de agentes de IA chamada Sinatra. Essa empresa consegue identificar anomalias no processo de e-commerce. É um exemplo real, uma aplicação prática que já está up and running, e que começou a surgir na NRF de 2025. Isso é importante, porque muitas das coisas que vemos na NRF acabam se tornando tendências e, eventualmente, práticas usuais”, exemplifica.
 Logística inteligente: previsão de demanda, estoques autônomos e roteirização via machine learning.
“Uma parte que eu diria ser mais madura é o que chamamos de logística inteligente, que nada mais é do que fazer predições, planejamento e otimização de todo o processo logístico — desde a demanda até o estoque — utilizando simuladores de Inteligência Artificial”, explica.
Cenário macroeconômico
Um dos temas mais comentados neste ano foi a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas adicionais a diversos países, entre eles o Brasil. Trump assinou um decreto que acrescenta uma tarifa de 40% sobre os 10% já existentes, totalizando 50% sobre os produtos brasileiros importados pelo país norte-americano. A medida gerou diversos desdobramentos, amplamente cobertos pelos jornalistas da Mercado&Consumo.
Esse foi um dos assuntos apresentados por Guilherme Mercês, CEO da Future Tank, durante a Live Next Now, em que ele fez uma análise sobre a atual situação da economia mundial, impactada por diversos fatores — desde o período pós-pandemia até as guerras, como a da Ucrânia, e as novas tarifas do mercado internacional.
No que diz respeito à recuperação pós-pandemia, Mercês destacou que setores como educação, supermercados e shoppings foram os que apresentaram melhor desempenho no primeiro semestre de 2025.
“O supermercado foi uma das poucas exceções, ao lado das farmácias, que não sofreram na pandemia. Pelo contrário, tiveram um crescimento robusto durante aquele período”, destacou.
De acordo com ele, a guerra na Ucrânia teve forte impacto sobre os preços dos alimentos. “A guerra pressionou bastante os preços, e nem todos os setores conseguiram repassar esses aumentos integralmente”, explicou.
Mercês também comentou sobre a “confusão internacional” relacionada às taxas de juros. Em sua visão, não há muito espaço para grandes reduções. “Acho que a gente precisa se preparar para conviver com taxas de juros elevadas por um bom período — pelo menos acima de dois dígitos, ou próximas disso, durante todo o ano que vem, talvez”, acrescentou.
Delegação Gouvêa NRF
Entre os dias 8 e 14 de janeiro de 2026, a Gouvêa Experience realizará a delegação Gouvêa NRF 2026, oferecendo uma imersão completa no maior evento de varejo do mundo.
A programação inclui um Study Tour com visitas técnicas a operações inovadoras em Nova York durante três dias, além de um tour guiado pela Expo NRF, que traduz tendências globais em oportunidades de negócios.
O roteiro contempla ainda o Retail Executive Summit (RES), evento proprietário que reúne palestrantes e apresenta os principais insights da viagem, mentoria personalizada, com um mentor para cada 15 executivos, e curadoria Gouvêa Score, ferramenta que transforma conteúdo em decisão estratégica ao destacar as palestras mais relevantes para cada perfil de negócio.

FONTE: 31/10/2025 – MERCADOECONSUMO

Tag(s):

 

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok