
Por outro lado, inflação segurou o crescimento real no caixa dos estabelecimentos
Levantamento do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) projeta faturamento de R$ 80 bilhões neste mês de dezembro para os setores de Hospedagem e de Alimentação no Brasil. A combinação de mais turistas em viagens e o aquecimento do mercado interno impulsionou o resultado. Por outro lado, a entidade pondera que a inflação segurou o crescimento real no caixa dos estabelecimentos.
Segundo a entidade, dezembro é o melhor mês para os dois segmentos, em razão das férias escolares, das festas de fim de ano e do pagamento do 13º salário aos trabalhadores. Este tripé e a boa imagem do Brasil no exterior fazem com que o Turismo ganhe força e movimente o trade de serviços.
Segundo a projeção, o volume de recursos injetado no setor de Hospedagem deve chegar a R$ 11,1 bilhões no país. Já o segmento de Alimentação Fora do Lar deverá movimentar R$ 69 bilhões. Os valores, referentes ao mês de dezembro de 2025, constam em Nota Técnica elaborada pelo Núcleo de Pesquisa da Fhoresp. Para se chegar ao montante, foram utilizados, como base, os índices de receita nominal da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo traz o acumulado da inflação no Brasil medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente à alimentação fora do lar – que chegou a 27%, entre 2023 e 2025.
Faturamento das redes de franquias no terceiro trimestre chegou a R$ 76,607 bilhões
Mesmo com a economia de forma geral em ritmo menor, o mercado de franquias brasileiro manteve sua movimentação, gerando empregos e renda, e registrou um crescimento nominal de 10,8% no acumulado dos últimos 12 meses, e de 9,1% no terceiro trimestre, aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Esse período teve a combinação, no campo macroeconômico, de fatores positivos (menor inflação, elevada taxa de emprego e melhora nos índices de confiança) e negativos (juros elevados e restrição de crédito), com alavancas positivas dentro do setor, especialmente a demanda por serviços, o interesse nas áreas de lazer, entretenimento e turismo, somadas à busca das redes por ajustes operacionais e eficiência.
O faturamento do setor avançou de R$ 264,874 bilhões para R$ 293,535 bilhões no período referente aos 12 últimos meses. Já no terceiro trimestre frente a igual período do ano passado, o faturamento foi de R$ 76,607 bilhões.
Segundo a ABF, o franchising brasileiro (presente atualmente em 126 países) continua transformando as localidades onde atua, gerando emprego e renda, e desenvolvendo o empreendedorismo assistido.
A pesquisa da ABF também aponta que as redes de franquias empregam diretamente 1,747 milhão de pessoas no período analisado, reafirmando sua importância para o mercado de trabalho brasileiro.
O desempenho do setor nesse terceiro trimestre corrobora com os resultados do estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e pela Datrix – recentemente divulgado pela Associação – que reforça a imagem positiva do franchising na opinião pública. A pesquisa mostra que 78% dos entrevistados têm visão positiva das franquias, índice que cresce após esclarecimentos sobre o modelo de negócios. A nota média do setor foi de 7,8 (em escala de zero a 10).
A expansão das redes de franquias também avançou no trimestre. O saldo de novas operações resultou em 4.644 delas frente ao mesmo intervalo de 2024, totalizando 200.152 operações de franchising em todo o Brasil
FONTE: 05/12/2025 – MONITORMERCANTIL
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