Setores como farmácia e perfumaria encolheram na comparação com 2024
O Índice de Performance de Varejo (IPV) de julho de 2025, elaborado pela HiPartners, revela quedas no fluxo de visitas nas lojas físicas, com -13% em shoppings e -8% em lojas de rua na comparação anual. O faturamento nacional cresceu apenas 0,3%, sinalizando estagnação após meses de desempenho irregular.
A Região Sul também registrou queda de 9% no faturamento, o pior resultado entre todas as regiões, o Centro-Oeste (5%) e o Nordeste (5%) apresentaram crescimento. Por outro lado, o Norte chamou atenção pelo salto de 32,5% no fluxo de visitas, mesmo com leve retração de 0,6% no faturamento, sugerindo um comportamento de consumo distinto na região.
Setorialmente, os dados confirmam as tendências em curso. Móveis e eletrodomésticos lideraram o crescimento com alta de 10%, seguidos por outros artigos de uso pessoal e doméstico (5%). Em contraste, o segmento farmácia, perfumaria e cosméticos recuou 0,6%, refletindo um possível comportamento ligado a itens de bem-estar, estética e indulgência que passam por momentos de desaceleração, especialmente em cenários de renda comprimida.
O aumento do tíquete médio em 4,5% nacionalmente, com destaque para Centro-Oeste (7%) e Sul (5,9%), indica uma mudança no padrão de compras com menos visitas, mas gastos maiores por transação. O movimento se alinha com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, que mostrou o varejo ampliado com retração de 3%, o menor volume desde dezembro de 2023.
Fluxo de visitantes no varejo físico cresceu 0,2% em julho
Por outro lado, o varejo brasileiro apresentou crescimento de 0,2% no movimento de visitantes em relação ao mesmo mês do ano anterior, revertendo a forte retração registrada em junho (-7,5%). Apesar do resultado modesto, o desempenho sugere uma retomada no ritmo do varejo físico, com sinais de resiliência mesmo diante de um ambiente adverso, marcado por clima rigoroso, instabilidade política e impactos no cenário externo.
Os dados e a análise fazem parte do Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), levantamento mensal produzido pela Seed Digital, que cruza informações baseadas em 58 milhões de visitantes/mês em milhares de lojas por todo o Brasil.
A Região Sudeste registrou avanço de 4,1% frente ao mesmo período de 2024, impulsionada pelo fenômeno climático, marcado por uma massa de ar polar, que beneficiou destinos serranos e do interior em detrimento ao litoral, reforçando a sazonalidade característica do período. Outra região que apresentou crescimento no fluxo de visitantes em lojas foi Centro-Oeste, com leve alta de 1,1%, sustentada pelas capitais.
Na outra ponta, a Região Sul voltou a registrar retração significativa, com queda de -6,6%. O mês começou com mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul registrando temperaturas negativas. Embora o frio tenha sido seco (sem chuvas expressivas), a rigidez térmica reduziu a mobilidade urbana e, consequentemente, o consumo presencial. Norte e Nordeste também registraram queda de fluxo em lojas, com -4,1% e -2,7%, respectivamente.
Em julho, o IICV Seed captou uma mudança interessante no comportamento do consumidor: as lojas de rua cresceram 1,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto as lojas em shoppings recuaram em torno de -0,7%. Esse resultado vai na contramão da expectativa clássica de que clima adverso favoreceria as lojas localizadas em shoppings cobertos.
FONTE: 22/08/2025 – MONITORMERCANTIL
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