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CONSUMO DE ARROZ COM FEIJÃO CAI; PRATOS PRONTOS GANHAM ESPAÇO

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Praticidade e conveniência estão ditando as escolhas dos consumidores, mostram dados da Scanntech
O consumo da dupla tradicional arroz e feijão tem registrado queda no Brasil, enquanto os pratos prontos estão ganhando destaque no carrinho de compras. É o que mostra uma pesquisa da Scanntech.
Segundo o levantamento, no primeiro semestre de 2025, o consumo de arroz caiu 4,7% e o de feijão, 4,2%. Isso aconteceu apesar da redução de preços nos dois produtos, de 14,2% e 17,5%, respectivamente.
Esses resultados confirmam uma tendência retratada em dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que mostram que o consumo per capita de arroz caiu de 40 kg em 1985 para 28,2 kg em 2023, enquanto o de feijão diminuiu de 19 kg para 12,8 kg no mesmo período, confirmando essa retração.
O consumidor tem optado por preparar receitas à base de saladas com proteínas, por opções prontas para rechear ou por refeições congeladas saudáveis — só nos seis primeiros meses do ano, as vendas de pratos prontos cresceram 6,5% no varejo alimentar.
Ainda segundo a análise da Scanntech, o consumo de legumes e verduras cresceu 10,9% durante o período analisado, enquanto a demanda por carnes caiu 3,2%. Nesses casos, o impacto dos preços foi percebido: enquanto as hortaliças tiveram queda de 22,8% nos valores, a cesta de açougue e peixaria ficou 18,4% mais cara.
Praticidade e conveniência dos pratos prontos
A diretora de Marketing da Scanntech, Priscila Ariani, analisa o aumento da busca por pratos prontos, saudáveis e práticos.
“A população vive uma rotina corrida, em que praticidade e conveniência ditam as escolhas dos shoppers. Por isso, eles buscam opções financeiramente vantajosas que facilitem o preparo de refeições rápidas, fáceis e saborosas. Com a adesão crescente a uma alimentação mais saudável, o comportamento de consumo muda e impacta itens antes presentes na rotina do brasileiro. Esse é um momento ideal para as marcas inovarem, trazendo produtos que se encaixem nesse novo cenário”, comenta.
Além disso, na análise da Scanntech, a mudança no formato das famílias, com mais pessoas morando sozinhas, e o endividamento provocado pelas bets estão impactando os padrões de consumo.

FONTE: 31/07/2025 – MERCADOECONSUMO

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