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COM MERCADO EM CRISE, VAREJO PASSA FACÃO NOS BÔNUS CORPORATIVOS

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A crise enfrentada pelo varejo pode até estar se aproximando do fim devido às quedas da Selic, mas engana-se quem pensa que só os acionistas das companhias foram prejudicados com o recuo acentuado dos papéis na Bolsa. De acordo com um levantamento obtido com exclusividade pelo Monitor Mercantil, as companhias deste setor reduziram em mais de 50% os bônus pagos aos seus executivos em 2023.
Em 2022, na média, o bônus dos empregados do varejo poderia chegar a até 3,91 vezes – ou seja, além do salário mensal, as empresas estavam dispostas a pagar até quase quatro salários adicionais a quem cumprisse as metas. Em 2023, esse múltiplo desabou para 1,86, queda de 52,43%.
“Esses múltiplos representam o plano da empresa, quanto as empresas estão dispostas a pagar de bônus. Ou seja, as empresas do varejo estavam dispostas a pagar essas quantias extras para seus colaboradores”, explica Ivan Cruz, cofundador da HRtech Mereo, responsável pelo levantamento.
Contudo, Cruz reforça que, devido à crise enfrentada pelo setor, além da redução dos potenciais bônus, é provável que esses “extras” não tenham sido pagos aos empregados. O estudo analisou 65 empresas de todos os setores, sendo que 35% delas estão listadas em Bolsa.
Mercado financeiro paga bônus de 8x
Enquanto o varejo apresentou esse recuo, os setores mais propensos para o pagamento de bonificações e recompensas aos colaboradores foram o mercado financeiro (7,98), seguros (5,67) e farmacêutico (4,86%). Na contramão, associações (1), cosméticos (1,01), agronegócio (1,04) e hospitais/clínicas (1,20) foram os segmentos que menos utilizaram dessa estratégia.
“Dizemos que os programas de bônus são igual CPF, cada empresa tem o seu. Por exemplo, no agronegócio, existem incentivos de produtividade, não bônus. Então, esse múltiplo do setor reflete o lado administrativo das empresas. Em setores mais agressivos, como o mercado financeiro, o comum é ter uma remuneração menor e bônus maiores”, reforça o executivo.
Presidentes e CEOs das companhias são os mais beneficiados pela política de bônus. De acordo com o estudo, além dos proventos mensais, eles receberam oito salários e meio “extras” – podendo chegar a até 15 gratificações. Em seguida, aparecem os vice-presidentes e diretores, com bônus de 4,81 salários na média, e os gestores e líderes de área, com 3,53 remunerações adicionais.
Varejo deve enfrentar dias melhores em 2024?
Um dos motores para que o setor varejista tenha dias melhores nos próximos meses é o processo de queda de juros em vigor pelo Banco Central. “As projeções de inflação no cenário de referência para 2024 e 2025 permaneceram em 3,5% e 3,2%, respectivamente, o que reforça que há ainda um bom caminho a ser percorrido em termos de flexibilização monetária”, afirma Sérgio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Investimentos, ao analisar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) da última quarta (20), que reduziu a Selic para 10,75%.
A queda dos juros é essencial para as finanças das varejistas pois impacta as duas pontas – além das dívidas corporativas ficarem mais caras, os consumidores tendem a comprar menos. Iago Souza, analista da Genial Investimentos, projeta que o Magazine Luiza (MGLU3) teria uma economia anual de R$ 150 milhões nas despesas financeiras a cada ponto percentual de redução da Selic.
“Além de voltar a impulsionar as vendas e a concessão de crédito, entendemos que a redução da taxa de juros deve ajudar no processo de desalavancagem do Magalu”, diz o analista.
Para Cruz, a melhora da economia pode fomentar mais empresas a aderirem aos programas de bônus e fazer com que as companhias que já possuem esses programas paguem remunerações ainda melhores. “É importante que os empresários tenham essa mentalidade de repartir o bolo, entender que não existe nada mais justo e motivador do que reconhecer e recompensar os colaboradores que ajudaram a alcançar aquele resultado”, acredita.

FONTE: 15/03/2024 – MONITORMERCANTIL

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