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BLACK FRIDAY: PEQUENOS E MÉDIOS E-COMMERCES JÁ FATURARAM R$ 238 MI

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Nas vésperas da Black Friday, os pequenos e médios lojistas seguem aumentando suas vendas com o comércio eletrônico. O faturamento no mês de outubro chegou a R$ 238 milhões, representando um crescimento de 22% em comparação ao mesmo período do ano passado (R$ 195 milhões). Cerca de 4,1 milhões de produtos foram vendidos e o ticket médio chegou a R$ 253,14. Os dados são da plataforma Nuvemshop, em levantamento feito com mais de 100 mil lojas cadastradas.
No mês de outubro de 2022, o ranking dos estados que mais faturaram no país foi composto por: São Paulo (R$ 116,5 milhões), Minas Gerais (R$ 25,2 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 17,2 milhões). Entretanto, Goiás e Santa Catarina tiveram um crescimento percentual de faturamento acima da média nacional, com 68% e 37% respectivamente.
Os dados ainda mostram que o Pix segue em crescimento. Em outubro de 2021, a solução correspondeu a apenas 8% dos pagamentos, enquanto no mesmo período deste ano chegou a 26% (aumento de 225% na participação). No entanto, o cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento mais escolhido pelos consumidores, representando 52% dos pedidos. Entre os segmentos de maior destaque, moda liderou as vendas no mês, chegando a R$ 89,2 milhões; seguido por saúde & beleza, com R$ 18,6 milhões, e acessórios, com R$ 17,5 milhões.
Já de acordo com levantamento da Serasa Experian, 67% dos respondentes, que são representantes de pequenas e médias empresas (PMEs), declararam estar otimistas com as vendas atreladas às datas comemorativas do último bimestre, com entusiasmo maior para o Natal (67%), seguido da Black Friday (61%), Copa (53%) e Férias/pós-Natal (50%).
Os canais digitais são os preferidos para se conectar com os clientes, já que o WhatsApp é o mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%.
A pesquisa também mostrou que 97% deles pretendem realizar investimentos para se prepararem para o período, sobretudo na área comercial (60%) com ações de marketing e tecnologia para vendas, com destaque para marketplace e comércio eletrônico.
Além disso, 31% das PMEs que já têm soluções antifraude, 27% começaram a usar a partir do ano passado e 34% ainda não têm. Ainda segundo o levantamento, os tipos de fraudes mais enfrentadas pelas empresas são roubo de identidade (38%), instalação de softwares maliciosos (35%), boletos bancários falsos (30%), roubo de cartões (25%) e fraude de estorno (24%).
A “Pesquisa Quantitativa Expectativas para Datas Comemorativas” da Serasa Experian foi realizada via painel online entre os dias 18 e 26 de agosto de 2022 com 510 representantes de empresas no Brasil.

FONTE: 14/11/2022 – MONITORMERCANTIL

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