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5 TENDÊNCIAS DEVEM REORGANIZAR O VAREJO EM 2026

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A Capgemini apresentou, em encontro online com a imprensa, as tendências que podem orientar o varejo global em 2026. As conclusões fazem parte do relatório “What Matters Most to Consumers 2026”, previsto para lançamento em janeiro.
Os especialistas afirmam que experiências passam a orientar decisões de consumo, com marcas buscando formas de criar vínculos emocionais e retenção. Também foi apontado que marcas próprias ampliam participação e deixam de ocupar apenas o espaço de alternativas de menor preço.
Outra tendência identificada é o avanço de compras baseadas em recomendação algorítmica, reduzindo etapas tradicionais de busca. Dados apresentados indicam que 46% dos consumidores já compram com base em sugestões de chatbots de IA, enquanto 66% demonstram preocupação com possíveis anúncios enganosos.
A implicação mais significativa dessa tendência para as marcas é a necessidade de mudar de SEO (Search Engine Optimization) para GEO (Generative Engine Optimization) já que, enquanto o SEO se concentra em ser encontrado através das buscas do consumidor, o GEO se concentra em ser escolhido através de algoritmos.
Por isso, a análise também destaca que a inteligência artificial se torna elemento esperado no relacionamento com o varejo, operando de forma não perceptível ao consumidor. Segundo o levantamento, 63% desejam resultados consolidados de IA integrando buscadores, redes sociais e plataformas de varejo.
De acordo com especialistas, os sites, aplicativos e interfaces não são mais páginas ou telas estáticas e se tornam sistemas dinâmicos e adaptativos que aprendem a partir de cada interação e respondem em tempo real.
A confiança foi apresentada como variável central de competitividade, sendo responsável pela fidelização de clientes e rentabilidade dos estabelecimentos. Segundo o estudo, 67% dos entrevistados associam preços justos ao comércio exclusivamente online, 53% às lojas físicas e 36% aos varejistas especializados.
“O cenário de varejo brasileiro está diante de uma temporada de festas marcada por incertezas e novos comportamentos e expectativas, exigindo dos líderes dos setores uma capacidade inédita de adaptação e transformação", afirma Mauricio Andrade de Paula, diretor de Soluções de Consumo e Varejo da Capgemini Brasil.

FONTE: 26/11/2025 – SAMAISVAREJO

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